vendas@comflux.com.br
+55 11 2894-1224

    Confira as Flanges na norma DIN ou na ASME B16.5

    Os flanges são certos componentes hidráulicos que servem para que os encanamentos sejam satisfatoriamente conectados, ou seja, para que o fluxo de fluidos possa ocorrer e sem que os tubos se soltem. Existem muitas variações de flanges, como roscado e também o chamado de figura 8, dentre diversos mais.

    Além de ser bastante funcional, realmente conectando as tubulações, a peça é instalada de forma bem fácil. Entretanto, é preciso que se utilize uma solda ou então que ela seja do tipo roscado e que, certamente, esteja muito firme. Outra maneira de se afixar bem o flange é utilizar parafusos e cabe dizer que há variados materiais com os quais esse componente hidráulico é feito.

    Cabe dizer que o flange é indicado para uma forma específica de tubulação: aquela que não é permanente. Há variados encanamentos que precisam de modificações e com pouco tempo, inclusive por conta do tipo de processo industrial que acontece.

    No caso de se utilizarem componentes hidráulicos que sejam mais difíceis de retirar, a modificação do encanamento também ficará mais complicada, fazendo com que a empresa deixe de ter eficiência. Sendo assim, o flange se torna a melhor peça hidráulica para esse tipo de instalação.

    Na Comflux, os flanges são fabricados com duas normas dimensionais de respeito: a DIN e a ASME B16.5. Por intermédio delas, as empresas que usam esses componentes hidráulicos ficam com um encanamento superior falando em qualidade.

    O que é importante conhecer sobre o flange na norma dimensional DIN ou na ASME B16.5?

    Diversas das peças com essas normas dimensionais são feitas utilizando materiais variados, incluindo-se o monel e também o aço ligado. Apesar disso, talvez o que seja mais procurado seja o de aço inox, tanto por causa da sua higienização quanto porque é bastante resistente.

    Cabe relembrar que não são todos os flanges que têm essas normas dimensionais: existem algumas dessas peças hidráulicas feitas com ASME B16.48, por exemplo. Mesmo havendo alta qualidade e até mesmo a Comflux utilizando essa norma, o seu parâmetro será diferente.

    Destaca-se que todos os flanges com a norma dimensional DIN ou na norma ASME B16.5 são altamente duráveis. Desse modo, qualquer tubulação que inclua essas peças hidráulicas ficará em utilização por anos.

    Norma DIN ou norma ASME B16.5

    A origem da norma DIN é alemã e ela está relacionada aos acessórios industriais, tendo como objetivo garantir que eles tenham qualidade. Ela quer dizer Instituo Alemão de Normatização e os seus parâmetros não são somente para a Alemanha, mas empregados em uma série de processos de produção pelo mundo.

    Ela começou a ser utilizada no começo da década de 70 é por causa dela que diversos padrões técnicos chegarão às indústrias. Alguns dos flanges que utilizam esse tipo de norma dimensional são o Lap Joint e também o cego, além do roscado e de outros.

    Já a norma dimensional ASME B16.5 é de origem americana, significando Sociedade Norte Americana de Engenheiros Mecânicos. Muitas perspectivas são controladas por essa ASME, sendo quase 40 e podendo-se citar nanotecnologia e também transporte de fluídos, além de gasodutos e ainda da indústria aeroespacial, dentre outras.

    O nascimento da norma dimensional ASME B16.5 aconteceu bem antes que o surgimento da norma DIN: foi no ano de 1880. Deve-se dizer que ela também regulamenta como é o usufruto de cada peça industrial. Os mesmos flanges citados como possuindo norma DIN também possuem a ASME B16.5.

    Como é a segurança dos flanges com a norma DIN ou com a ASME B16.5?

    Os flanges que são fabricados com qualquer uma dessas normas dimensionais apresentam muita durabilidade e também bastante segurança. Contudo, cada tipo de flange terá o seu nível de pressão e outros determinantes que as empresas precisarão considerar quando os escolherem.

    É importante que a empresa não selecione diretamente o flange: a não ser que tenha um técnico em hidráulica dentre os funcionários. Caso contrário, é melhor dizer à fabricante que tipo de tubulação se tem e requisitar dela um flange que se adapte.

    Outro contexto no qual o técnico em hidráulica é muito necessário é a instalação do flange: sabendo quais são suas características, deve-se saber como essa peça hidráulica será colocada.

    Selecionar de modo rigoroso a fabricante do flange, assim como quem o distribui, é mais um ponto para que as instalações hidráulicas não fiquem em risco. Os dois tipos de empresa têm CNPJ e é fundamental que se procure por eventuais reclamações com relação a elas.

    Em quais companhias os flanges com a norma DIN ou a ASME B16.5 podem ser achados?

    Os componentes hidráulicos com essas duas normas dimensionais são muito vistos nas empresas sucroalcooleiras. Com o nosso correio eletrônico, você pode passar à Comflux os detalhes das suas tubulações e, depois, receber orientações sobre a DIN ou a ASME B16.5.

    Válvulas, conexões, Flanges e tubos hidáulicos

    Rua DR. Eduardo Gonçalves, 208 - São Paulo - SP

    tel: +55 11 2894-1224

    vendas@comflux.com.br

    A empresa

    Conexões

    Válvulas

    Acessórios

    Orçamento

    Contato

    Certificados

    Inscreva-se em nossa newsletter
    E fique atualizado sobre os últimos lançamentos e informações relevantes de nossa empresa.
     
    © 2018 Comflux. Todos os Direitos Reservados.