vendas@comflux.com.br
+55 11 2894-1224

    Flange Cego em Aço Inox

    Solicite um Orçamento

    O flange cego é um tipo de conexão de encanamentos que tem a função de mantê-los bem juntos e sem possibilidade de vazamentos. O nome “cego” é porque esse flange é um pouco diferente dos outros: ele é maciço, somente com alguns furos nas suas extremidades, enquanto os outros são vazados.

    Justamente por causa da sua forma, ele é muito colocado nas extremidades e a confecção de um flange cego pode ser com muitos metais diferentes. Ele é uma das peças hidráulicas mais comuns da indústria e podem ser usadas em encanamentos em muitos tipos de pressão, ou seja, em encanamentos com diversas substâncias.

    A respeito das substâncias com as quais a indústria que usa o flange cego pode trabalhar, elas não precisam ser líquidas: há algumas que trabalham com gases e essas tubulações também podem ter um flange cego instalado. Aliás, esse componente hidráulico não é uma exclusividade das indústrias: nas residências, essas peças também fazem parte das tubulações.

    Dentre as diferentes razões para que o flange cego seja usado está o fato de que ele é resistente, condição essencial para que as indústrias não tenham nenhuma perda de substâncias.

    A Comflux oferece aos compradores flanges cegos de variadas medidas e com alta confiabilidade, uma vez que são feitos em consonância com as principais regras de inspeção de qualidade.

    O que se tem para saber sobre o flange cego?

    A durabilidade de uma peça hidráulica dessas é bem grande e é normal que, no desmonte de um encanamento, os flanges cegos “sobrem” porque estão muito bem conservados. Dessa forma, existe a chance de usá-lo em outro encanamento, apesar de ser recomendado que ele seja primeiro higienizado.

    Mesmo com muitos tipos de flanges cegos à disposição, as indústrias podem ter certa preferência pelo de inox. Apesar disso, a Comflux tem de mais materiais porque alguns são mais recomendados para o trato de líquidos abrasivos e mais.

    A identificação de um flange cego é uma coisa simples: ele tem a aparência parecida com a de uma calota de carro. Apesar de o funcionamento desse elemento hidráulico ser simples, a sua instalação não é: não basta que se coloquem parafusos aleatórios para que ele conecte bem os encanamentos.

    Nas residências, a utilização desse tipo de flange é bem comum no sistema de gás encanado. Todavia, nada impede que os usuários também o coloquem no sistema de água.

    Que informações técnicas se tem?

    O hastelloy é um dos materiais mais comuns dentre esse componente hidráulico, mas também cabe lembrar que os feitos com aço ligado têm bastante procura. Uma curiosidade é que essa peça hidráulica pequena tem uma das maiores bitolas: entre ½” e 72”. O fato dessa diferença grande dentre o tamanho mínimo de bitola e o máximo dá aos compradores muito mais possibilidades de localizar aquela ideal para o encanamento que utiliza.

    O flange cego possui três tipos de normas dimensionais, sendo a DIN uma delas, seguida pela ASME B16.5 e depois pela AWWA. A ASME é bem conhecida porque muitos outros elementos hidráulicos também têm essa norma na sua fabricação, mas a AWWA é relativamente pouco vista. As versões do flange cego possibilitam que ele seja instalado em tubulações de muitas pressões e as libras de referência são entre 150 e as 2.500.

    Os consumidores podem ter confiança?

    As três normas dimensionais com as quais esse elemento hidráulico é preparado fazem com que ele seja bem seguro. Contudo, dependerá de como se vai parafusa-lo: é preciso que os parafusos tenham tamanho certo e que não fiquem muito rígidos nas extremidades dos furos e nem soltos.

    Outro detalhe é que os parafusos colocados nos flanges cegos devem ser de qualidade, além de o próprio flange vir de uma fabricante que faça testes prévios. O consumidor não deve comprar qualquer tipo de elemento hidráulico desse sem saber quem fabricou e sem pesquisar um pouco sobre o que os demais compradores dizem.

    Quem usa o flange cego precisa saber que a durabilidade bem extensa desse elemento hidráulico não exclui a necessidade de manutenção preventiva e que é melhor que um técnico em hidráulica a realize: dependendo do porte, é mais vantajoso que ela tenha um técnico desse no quadro funcional.

    A fixação do flange cego também perde a segurança se é uma pessoa comum quem a faz. É verdade que parece bem fácil apenas colocar esse componente e depois parafusar, mas existem detalhes, como a possibilidade de uma extremidade acabar por furar os canos.

    Quem tende a usar?

    Além de todas as residências que têm um encanamento de gás ou o encanamento comum de água, as indústrias de qualquer tipo têm o flange cego. Converse com a Comflux: a partir do seu projeto, ela mostrará o orçamento para os diversos flanges!

    Válvulas, conexões, Flanges e tubos hidáulicos

    Rua DR. Eduardo Gonçalves, 202 - São Paulo - SP

    tel: +55 11 2894-1224

    contato@comflux.com.br

    A empresa

    Conexões

    Válvulas

    Acessórios

    Orçamento

    Contato

    Blog

    Certificados

    Inscreva-se em nossa newsletter
    E fique atualizado sobre os últimos lançamentos e informações relevantes de nossa empresa.
     
    © 2018 Comflux. Todos os Direitos Reservados.