vendas@comflux.com.br
+55 11 2894-1224

    Abraçadeira Sanitária

    Solicite um Orçamento

    A abraçadeira é um componente hidráulico fundamental para as instalações de indústrias e, dependendo do encanamento, até das residências. Ela é de aço inox e tem a finalidade de segurar as tubulações: é por isso que se chama “abraçadeira”. Quando ela está instalada, é como se abraçasse o encanamento, não permitindo que o tubo fique sem nenhuma sustentação.

    Ela serve para os encanamentos mais finos e mais grossos, inclusive para os que lidam com materiais corrosivos e com variadas coisas químicas. É resistente, sendo difícil que ela fique degradada por causa do tempo ou mesmo por causa do tipo de material que fica pelo ambiente da fábrica.

    Essa abraçadeira não enferruja facilmente, o que a torna muito usada quando a indústria utiliza líquidos. Para as residências, ela também impede que os encanamentos sejam retirados por qualquer um que queira roubá-los e até por crianças brincando: se algum cano externo fica muito visível, colocar essa abraçadeira é uma solução.

    Essa peça hidráulica é encontrada em muitas medidas e, por causa disso, pode ser incluída em todo tipo de tubulação, proporcionando mais firmeza. Na Comflux, essas abraçadeiras são de materiais duráveis e preparadas em consonância com as normas dimensionais.

    Que coisas importantes há sobre a abraçadeira?

    A abraçadeira é bem parecida com um dos braços de uma algema: sela se fecha em torno do cano em questão e ele fica preso, ou seja, não vai haver vibração. Pode parecer que isso não seja tão importante, mas é: dependendo de qual é a pressão dentro da tubulação, é possível que o sistema hidráulico vibre um pouco e isso pode trazer alguns desgastes com o tempo.

    Além de o cano vibrar naturalmente, a abraçadeira pode reduzir chances de o encanamento simplesmente se soltar. Na eventualidade de a tubulação estar se soltando, ter um apoio a mais diminui a probabilidade de que o encanamento vá se romper.

    Vale dizer que a aparência da abraçadeira também favorece. Ela é de um inox muito bonito e, por causa disso, não vai parecer simplesmente uma peça da tubulação, mas até mesmo um detalhe de bom gosto. Por conta disso, as pessoas que têm a preocupação de que as abraçadeiras parecerão simplesmente “peças soltas”, não precisam pensar nisso.

    Qual é o perfil técnico das abraçadeiras?

    No geral, as abraçadeiras são peças muito simples, mas a Comflux não negligencia a sua qualidade por isso. O material inox que é averiguado nessas peças hidráulicas é de duas naturezas: pode-se usar o 316/L ou, se for mais apropriado, o 304/L.

    Os tipos de cano que costumam ser segurados por essa abraçadeira não são tão largos: isso porque a sua bitola fica de ½” até os 6”. Como foi falado, a Comflux mantém a rigorosa segurança ainda que o componente hidráulico seja uma abraçadeira e é por isso que são cinco as normas utilizadas: a IDF e também a SMS, além da RJT. Também há TC e a norma DIN.

    Esse componente hidráulico é muito resistente a diferentes tipos de degradação, inclusive ao efeito de muitos produtos químicos que possam estar naquela indústria. Importante citar também que os funcionários de toda indústria que use as abraçadeiras têm segurança aumentada por causa dela, já que ela faz com que as tubulações não estejam frouxas e, e, consequência, que sejam diminuídas as chances de vazar.

    Existe segurança de verdade na abraçadeira?

    Utilizar as abraçadeiras em um sistema hidráulico potencializa a proteção às tubulações, desde que elas estejam bem afixadas. Afinal, elas só poderão segurar os encanamentos se elas mesmas não estiverem soltas e isso justifica que a sua instalação seja bem rigorosa.

    Preferencialmente, quem deve instalar as abraçadeiras é o profissional de hidráulica: como essa é uma das partes do encanamento, seria mais apropriado que ele ficasse com a sua instalação. Isso porque essa pessoa não vai colocar uma abraçadeira com diâmetro inadequado e que vá prejudicar o encanamento.

    Deve-se estar de olho em como a abraçadeira está depois de instalada: ela tem uma grande durabilidade, mas a sua má conservação pode estraga-la mais cedo. Desse modo, é preciso sempre notar se ela aparenta estar corrida ou se ela parece estar afrouxada: em qualquer uma dessas situações, é importante que o profissional de hidráulica faça a sua substituição ou, se for preciso, que ela seja apertada.

    Outra maneira de as abraçadeiras serem seguras é sendo testadas pela fabricante. Existe uma série de testes de segurança que são obrigatórios para as fabricantes e é preciso que quem compra esse componente hidráulico as questione antes sobre quais são os testes feitos.

    Onde a abraçadeira pode ser vista?

    É normal que as abraçadeiras sejam um recurso na indústria de alimentos, dentre diversas outras. Forneça um telefone de contato para a Comflux que nós o procuramos: diga que tipo de abraçadeira procura e nós encaminharemos um completo orçamento!

    Válvulas, conexões, Flanges e tubos hidáulicos

    Rua DR. Eduardo Gonçalves, 208 - São Paulo - SP

    tel: +55 11 2894-1224

    vendas@comflux.com.br

    A empresa

    Conexões

    Válvulas

    Acessórios

    Orçamento

    Contato

    Certificados

    Inscreva-se em nossa newsletter
    E fique atualizado sobre os últimos lançamentos e informações relevantes de nossa empresa.
     
    © 2018 Comflux. Todos os Direitos Reservados.