vendas@comflux.com.br
+55 11 2894-1224

    Válvula Esfera de Aço Inox e Carbono

    A Válvula de Esfera é assim classificada devido a seu obturador ser em formato de esfera vazada, que com o seu acionamento libera ou bloqueia o fluxo.

    A sua operação é rápida e fácil sendo acionada por apenas ¼ de volta, na posição aberta o furo da esfera é alinhado com a tubulação permitindo assim a passagem do fluxo, já na posição fechada a posição do furo fica perpendicular ao sentido do escoamento do fluxo bloqueando totalmente a passagem.

    É uma válvula de serviço `` On/Off ´´, isso quer dizer que trabalha com isolamento total, não sendo indicada para controle ou regulagem de fluxo, sendo assim deverá trabalhar sempre com abertura ou fechamento total.

    São fabricadas conforme normas internacionais de padronização e qualidade podendo aqui destacar as normas ASME, API, BS que regulam desde características dimensionais e operacionais até os testes finais de aplicação para liberação do produto para utilização.

    A COMFLUX é uma empresa especializada no fornecimento de Válvulas de Esfera, possuindo expertise para lhe auxiliar na melhor escolha para seu projeto e atendendo o mercado com uma gama variada de modelos, materiais e classes de pressão a pronta entrega.

    Possuímos o CRC Petrobras nessa linha de válvulas o que nos qualifica como um dos melhores e maiores fornecedores de válvulas industriais do mercado brasileiro. Consultem-nos.

    Características especiais encontradas nas válvulas esfera

    São fabricadas em diversos diâmetros ¼” a 60” e diversas classes de pressão 150# a 2500#, se conectam a tubulação de diferentes maneiras, possuindo extremidades: roscadas, flangeadas ou soldáveis.

    Podem ser encontradas com Passagem Plena quando o diâmetro de passagem do corpo e das tampas é o mesmo da esfera ou Passagem Reduzida quando o diâmetro de passagem da esfera é menor que o do corpo e das tampas.

    Quanto ao material de composição a válvula de esfera possui uma grande gama de ligas, podendo destacar como mais utilizados os Aços Carbono e Inox 304/316, porém também são fabricadas em diversas ligas especiais visando o atendimento a critérios específicos de um determinado projeto afim de se adequar a níveis de corrosão, pressão, temperatura bem como particularidades de aplicações severas encontradas na indústria.

    A sua construção se dá através dos métodos de fundição ou forja e são divididas em basicamente 3 tipos:

    • Monobloco como o nome já diz, uma única peça
    • Bipartida, duas peças (Corpo e Tampa)
    • Tripartida, três peças (Corpo e 2 Tampas)

    Podendo ser montadas de duas formas: Side Entry (Lateral) ou Top Entry (Topo), a forma mais comum e utilizada é a Side Entry com a válvula sendo montada pelas suas laterais. Já a montagem Top Entry é geralmente utilizada para válvulas que irão trabalhar enterradas ou ainda com pouco espaço para manutenção, pois por ser montada pelo seu topo permite que toda a manutenção seja feita por cima e com espaço reduzido.

    Sua montagem na questão de funcionamento se dá através de 2 sistemas:

    • Flutuante – Mais barato e comumente utilizado esse sistema consiste na montagem da esfera entre 2 anéis de vedação sob pressão sem que haja qualquer outra fixação para ela, dando a impressão que a esfera está flutuando dentro da válvula, acionada por uma haste superior.

    • Trunnion – De custo consideravelmente mais elevado e utilizada em operações mais críticas no que se refere a classe de pressão e fluidos, esse sistema conta com uma haste inferior, também conhecida por eixo Trunnion que prende a esfera tornando a fixa, como consequência a operação é mais estável e não deixa que a esfera fique flutuando como na montagem flutuante.

    As vedações mais utilizadas para as válvulas de esfera são feitas de materiais resilientes como o PTFE puro ou termoplásticos desenvolvidos para maior suporte de temperatura e pressão indicados a aplicações severas. Também estão disponíveis válvulas de esfera com a chamada vedação Metal x Metal, que como o próprio nome já diz a vedação se dá sem a utilização de uma vedação resiliente, são utilizadas onde a aplicação por alguma particularidade não permite a utilização das mesmas.

    Temos ainda os modelos de Válvula Esfera Fire-Safe que trabalham com 2 tipos de vedação numa mesma válvula, vedações primárias resilientes e secundárias metálicas, modelo esse desenvolvido para que em caso de incêndio a válvula possa suportar essa situação adversa sem a liberação ou vazamento do fluido, são muito utilizadas em instalações de produtos altamente inflamáveis.

    O acionamento da válvula de esfera pode se dar de 2 principais maneiras:

    - Manual, através de tubo ou alavanca, geralmente utilizada em válvulas de diâmetro pequeno com menor torque de operação ou ainda por caixa redutora (Volante) para válvulas de maior diâmetro e torque afim de minimizar a força para operação manual de válvulas de grande diâmetro.

    - Automatizadas, através de dispositivos conhecidos por `` Atuadores ´´ que automatizam o processo de abertura e fechamento das válvulas sendo comandadas individualmente ou através de um painel, esses atuadores podem ser tanto de funcionamento elétrico como pneumático.

    Atuador Pneumático: Geralmente os mais utilizados, necessitam do ar comprimido como energia para sua operação e funcionamento, podendo ser classificados em 2 tipos:

    • Atuador Simples Ação também conhecido por Retorno Mola, necessita de ar somente para uma operação, sendo a operação secundária realizada através de molas. Pode ser configurado normalmente aberto ou fechado e no caso de falta de ar retorna automaticamente para a posição previamente configurada.

    • Atuador Dupla Ação, necessita de ar para realização de ambas as operações e no caso de falta de ar o mesmo permanece na última posição de acionamento.

    Atuador Elétrico: São utilizados onde a fonte de alimentação principal no local se dá através de energia elétrica, disponíveis em variadas tensões de alimentação seu funcionamento é parecido com um atuador dupla ação sendo necessário o sinal elétrico para abertura e fechamento. Em caso de falta de energia geralmente possuem um acionamento manual através de chave onde pode ser operado manualmente. Seu custo é consideravelmente mais caro que as opções pneumáticas e seu uso acaba restrito a locais onde não há a possibilidade de alimentação por rede de ar comprimido. Também não são indicados para aplicações que necessitam repetidos ciclos de acionamento em curto período de tempo, podendo apresentar superaquecimento e queima do motor elétrico.

    A COMFLUX possui uma linha completa de válvulas de esfera com todas as características e variações aqui mencionadas e explicadas, conte com uma empresa especialista em válvulas de esfera para que seus projetos e manutenções sejam um verdadeiro sucesso.

    Onde são utilizadas as válvulas esfera?

    Por atender a uma diversa gama de fluidos, classes de pressão e temperatura a Válvula Esfera é uma das mais utilizadas na indústria em diversos setores, podendo destacar:

    • Químico
    • Petroquímico
    • Papel e Celulose
    • Siderúrgico
    • Farmacêutico
    • Alimentício
    • Mineração

    As válvulas esfera são seguras e confiáveis?

    A resposta é sim, porém é muito importante que a válvula seja dimensionada por um profissional qualificado da área levando em conta a sua aplicação, pressão, temperatura e fluido.

    Igualmente importante que seja adquirida de uma empresa confiável com tradição e especialização no mercado de válvulas industriais, que irá fornecer as válvulas atendendo a todas as normas e padrões nacionais e internacionais de dimensionamento, construção, materiais e testes de funcionamento que irão assegurar e satisfazer todas as exigências de seu projeto.

    Válvulas são consideradas como componentes extremamente críticos de um sistema hidráulico e todas as indicações e orientações acima devem ser levadas em conta para o sucesso e êxito de sua aplicação.

    A COMFLUX é uma empresa especializada no fornecimento de válvulas industriais e referência no mercado nacional, conte conosco para o fornecimento de Válvulas de Esfera com qualidade e segurança para as mais variadas aplicações e necessidades.Entre em contato agora conosco e nosso atendimento técnico aliado ao grande estoque de produtos certificados irão fazer a diferença para lhe auxiliar em todas as necessidades de seu projeto.

    Válvulas, conexões, Flanges e tubos hidáulicos

    Rua DR. Eduardo Gonçalves, 208 - São Paulo - SP

    tel: +55 11 2894-1224

    vendas@comflux.com.br

    A empresa

    Conexões

    Válvulas

    Acessórios

    Orçamento

    Contato

    Certificados

    Inscreva-se em nossa newsletter
    E fique atualizado sobre os últimos lançamentos e informações relevantes de nossa empresa.
     
    © 2018 Comflux. Todos os Direitos Reservados.