vendas@comflux.com.br
+55 11 2894-1224

    Válvulas pneumáticas industriais

    As válvulas pneumáticas industriais são peças indicadas para as companhias que utilizam ar comprimido em seus processos. Normalmente, esse ar serve para que a pressão dentro de um encanamento seja modificada e isso consiga bloquear a substância. Dessa maneira, as válvulas pneumáticas industriais funcionam são como reguladoras.

    Faz muito tempo que esse tipo de válvula é empregado nas indústrias: especificamente, ela começou a ser um recurso hidráulico no século XIX. A sua fabricação não é difícil e ela é muito mais eficaz que outros tipos de peças, tais como os motores de passo os então as hélices.

    Para que as válvulas pneumáticas industriais realmente consigam conter a substância, as características destas precisam ser pensadas: qual é a temperatura a qual ela é manuseada, por exemplo, além da possibilidade de ela ser corrosiva.

    As válvulas pneumáticas industriais têm duas formas de funcionamento: elas podem utilizar o ar comprimido para que o encanamento seja fechado e depois uma mola para que ele seja aberto e o contrário também.

    Há modelos variados e alguns muito instalados são válvula borboleta com atuador pneumático e também válvula esfera com atuador pneumático. Qualquer indústria encontra os dois modelos na Comflux e a fabricação de ambos é feita com parâmetros muito rigorosos.

    Válvula borboleta com atuados pneumático

    Nessa peça hidráulica, as substâncias nas tubulações podem passar pelos dois sentidos.  Válvula borboleta tem a capacidade de analisar pressão dos materiais líquidos, tendo bitola com a medida entre 2” e 60”. Essa é uma das válvulas hidráulicas favoritas das indústrias porque ela serve para o manejo de todo o tipo de sustâncias.

    Falando em pressão, esse componente pode trabalhar com 150 libras mínimas e chegar ao seu dobro, que são 300 libras. É possível também que as indústrias determinem como serão as extremidades: LUG, por exemplo, ou então flangeladas.

    O corpo da válvula borboleta é bem simples e classificado como monobloco, uma vez que só tem uma parte. Ela é indiada para quando se precisa diminuir a carga de fluxo e os materiais mais comuns na sua fabricação são o aço carbono e também o aço inoxidável.

    Válvula esfera com atuador pneumático

    Ela pode ser a de Atuadores de Dupla Ação e a sua funcionalidade é simples: precisa fechar ou abrir o atuador por meio da colocação de ar comprimido. A utilização da válvula esfera que é chamada de Simples Ação é um pouco mais específica e especialmente recomendada para quando há emergências, como a falta de luz.

    Nessa ocasião, a válvula pode sair do lugar, o que atrapalhará as tubulações: por isso, esse componente hidráulico deve ser inserido, tanto fechado quanto aberto, no local onde a válvula estava primeiro, ou seja, na posição inicial.

    As válvulas pneumáticas industriais têm segurança?

    A maioria das indústrias que usa uma dessas válvulas pneumáticas industriais não possuem problemas, especialmente quando as normas nacionais de segurança são utilizadas de maneira rígida. Porém, é necessário que a empresa que vai usar esses componentes hidráulicos questione o fabricante sobre isso e que ele também tenha certeza de que a norma nacional de segurança que for mencionada realmente é real.

    A próxima etapa para garantir que as válvulas pneumáticas industriais serão seguras é questionar a fabricante sobre que testes ela realiza: deve ser assegurado por ela que o sistema de ar comprimido consegue fechar os encanamentos, mas que também pode abri-los.

    Manusear um sistema de ar comprimido faz com que seja necessária experiência hidráulica e, por isso, não é recomendado que elas sejam instaladas sem os devidos conhecimentos. Destaca-se que o indivíduo mais capacitado é o técnico em hidráulica e não só para instalar essas válvulas pneumáticas industriais, mas para operá-las.

    Com um técnico em hidráulica manuseando essas válvulas, é mais garantido que a empresa não terá nenhuma delas danificada. Além disso, as próprias tubulações não serão quebradas, o que é possível no caso de não se saber regular corretamente o ar comprimido.

    A fabricante deverá dizer a quem compra as válvulas pneumáticas industriais qual é a sua vida útil média e também com que frequência elas precisarão de uma revisão. É primordial que a empresa siga isso, ou seja, que não deixe de realizar as revisões nessas válvulas, tanto na borboleta quanto na esfera.

    Cabe dizer que, quando essas peças hidráulicas estão revisadas e com todos os testes de segurança realizados, os funcionários não têm acidente, nem com as substâncias da indústria e nem com a utilização do ar comprimido. Todavia, existe perigo se as válvulas pneumáticas industriais continuarem em uso sem a revisão.

    Que tipo de instalação usa as válvulas pneumáticas industriais?

    Elas são essenciais em indústrias de medicamentos e em uma grande quantidade de empresas que usam automatização. O seu projeto pode ter a válvula pneumática industrial e a Comflux indica se a borboleta é a adequada ou a esfera.

    Login Form

    Válvulas, conexões, Flanges e tubos hidáulicos

    Rua DR. Eduardo Gonçalves, 202 - São Paulo - SP

    tel: +55 11 2894-1224

    contato@comflux.com.br

    A empresa

    Conexões

    Válvulas

    Acessórios

    Orçamento

    Contato

    Blog

    Certificados

    Inscreva-se em nossa newsletter
    E fique atualizado sobre os últimos lançamentos e informações relevantes de nossa empresa.
     
    © 2018 Comflux. Todos os Direitos Reservados.